domingo, 13 de fevereiro de 2011

Marquinhos Paraná


Antônio Marcos da Silva Filho (Recife, 20 de julho de 1977), mais conhecido como Marquinhos Paraná, é um futebolista brasileiro que atua como Lateral, zagueiro volante e meia. Atualmente, joga pelo Cruzeiro.

Carreira

Iniciou sua carreira nas divisões de base do Santa Cruz. Porém, se profissionalizou pelo Paraná Clube em 1996. De lá, seguiu para o CRB, de Maceió, em março de 1998, por indicação do então técnico Roberval Davino. Mesmo muito jovem, já mostrava qualidade atuando no meia do time alagoano. No primeiro semestre de 1999 foi emprestado ao Santa Cruz, e voltando ao CRB ainda no mesmo ano, quando passou a atuar como lateral-direito sob o comando do técnico Ernesto Paulo. Nos anos seguintes (2000 e início de 2001), passou a ser mais utilizado como volante. Seguiu no CRB, e entre 2001 e 2002 passou a atuar na lateral-direita, novamente sob o comando de Roberval Davino. Fez parte do grupo que conquistou o Campeonato Alagoano daquela temporada, protagonizando atuações de gala, especialmente contra o principal rival, o CSA.

Em 2002, o Figueirense, de Santa Catarina, o contratou para tentar evitar o tricampeonato do Joinville. Novamente sob o comando de Roberval Davino, Marquinhos Paraná regeu o time em busca do título com uma brilhante campanha. Mais uma vez, se notabilizou como carrasco das equipes rivais. Devido à sua habilidade, era comparado ao antigo craque da Portuguesa, Dener. Considerado o melhor jogador do Campeonato, logo foi negociado com o futebol coreano. Ele vivia àquela época sua melhor fase técnica.

Em 2003, voltou ao futebol brasileiro, para jogar no Marília, do interior de São Paulo, quando passou por sua primeira cirurgia. Notadamente, perdeu boa parte de sua agilidade e passou a praticar um futebol mais cadenciado, de refinado toque de bola.

Em 2004, voltou ao futebol catarinense. O algoz de outrora agora iria defender a camisa do Avaí. Mais uma vez com grande destaque, quase levou o clube ao acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, quando perdeu a vaga na última rodada para Brasiliense e Fortaleza.

Voltou, em 2005, ao Figueirense. E em 2006, sob o comando de Adílson Baptista, fez parte de um dos melhores times da história do time catarinense, formando o meio-campo com Carlos Alberto, Rodrigo Souto e Cícero. O então técnico do São Paulo São Paulo, Muricy Ramalho, que já o conhecia dos tempos em que treinou clubes pelo Nordeste e Marquinhos atuava pelo o CRB, o qualificou como o melhor meio-campo em atividade no Brasil.

No ano seguinte seguiu com o técnico para Jubilo Iwata, do Japão. Mais uma vez se destacou por sua versatilidade, liderança e qualidade técnica.

O Cruzeiro, em 2008, o contratou por indicação do técnico Adílson Baptista. Logo nos 15 primeiros minutos de seu primeiro jogo, Marquinhos foi vaiado pela exigente torcida do Cruzeiro. Mas minutos depois fez o cruzamento para o primeiro gol e foi bastante aplaudido.

Agora Marquinhos vive seu melhor momento da carreira em termos de visibilidade, ajudando o Cruzeiro a fazer um belo campeonato brasileiro e tendo se tornado unanimidade entre os torcedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário