domingo, 13 de fevereiro de 2011

PÔSTER DO CRUZEIRO CAMPEONATO BRASILEIRO 2010


Cruzeiro Esporte Clube

O Cruzeiro Esporte Clube é uma associação brasileira, com sede em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Fundado em 1921 com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, em 1942 no contexto da Segunda Guerra Mundial, o clube foi pressionado a mudar o nome que fazia referência a um dos inimigos do país. Na ocasião, se inspirou no Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre, de quem tirou o nome, as cores e o escudo. Assim surgia o Cruzeiro.

No âmbito esportivo, o Cruzeiro tem destaque em esportes como atletismo, bocha e volei. Mas o clube possui reconhecimento nacional e internacional pelo futebol. O Cruzeiro é um dos quatro clubes brasileiros a ter conquistado por duas vezes a Taça Libertadores da América, além de ser, juntamente com o Grêmio, o maior campeão da Copa do Brasil, com quatro títulos. É também a única equipe a conquistar, em um único ano (2003), o Campeonato Estadual, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, chamado pelo Cruzeiro de tríplice coroa.

A tríade Torcida-Títulos-Estrutura é dominada pelo Cruzeiro em de Minas Gerais, pois possui o maior número de torcedores de BH e do interior, além de ser o sexto maior em torcida no Brasil; Possui o melhor CT e anexos administrativos, os mais importantes títulos nacionais e continentais como representante mineiro.

Em setembro de 2009, a IFFHS, Federação Internacional de História e Estatística lançou o ranking das maiores equipes sul-americanas do século XX colocando o Cruzeiro como o melhor clube brasileiro do século XX e em sétimo lugar entre os sulamericanos.[4] No ano de 2009, o Cruzeiro terminou como o melhor time do Brasil e o 9º melhor time do mundo no ranking da IFFHS.[5] Em Maio de 2010, o Cruzeiro aparece na sua melhor posição da historia no ranking da IFFHS, na 4ª colocação entre todos os times do mundo e 1º no Brasil.


Torcida

A torcida do Cruzeiro também é conhecida como Nação Azul ou China Azul devido à sua imensidão e ao grande crescimento nas últimas décadas. Curiosamente, este apelido foi dado pelo escritor atleticano Roberto Drumond, que reconhecera insofismavelmente em um de seus artigos, o crescimento incessante e a previsão da hegemonia da torcida cruzeirense em BH, Minas Gerais e no Brasil. Tal previsão está sendo comprovada nos dias de hoje quando todas as pesquisas dos mais sérios institutos de pesquisas como IBOPE, DATAFOLHA, VOX POPULI dentre outros, apontam para quase o dobro da torcida azul frente ao rival Atlético Mineiro.

Por ter uma torcida exigente e apaixonada, o clube sempre conquista títulos importantes que orgulham o Estado de Minas Gerais e sua hegemonia continua em franco crescimento. A rivalidade regional (Cruzeiro x Atlético) tem influenciado diretamente na escolha do time do coração dos torcedores infantis e adolescentes que reconhecem a grande força futebolistica do País que representa o Cruzeiro.

O Cruzeiro é considerado um dos clubes mais populares do Brasil.O clube possui, aproximadamente, mais de 8 milhões de torcedores espalhados pelo país. No estado de Minas Gerais, é o clube mais popular, ou seja, o clube de maior torcida no estado (na Região Metropolitana de BH, e no interior).

Um comentário: